Monday, October 31, 2005

CINTO DE TEAR



MATERIAL

Tear de madeira de 80x25cm.

Miçangas n.9 nas cores,brancas,azul-cobalto,vermelho e azul-marinho

1 cone peq. com fio de poliamida n.40 na cor branca

agulha n.9,tesoura,isqueiro,fivela p/cinto


Faça um nó no fio e pase a linha pelo tear esticando e uma extremidade a outra em zigue-zague ate completar 12 fios parelelos.Arremate o fio da ultima estria e corte-o queimandi com isqueiro.Assim vc evita que o fio de poliamida desfie.Corte 1m.de linha e faça um nó no primeiro fio preso no tear.Calcule uma distancia de cinco dedos,cerca de 10cm. das margens do tear para começar a tecer.










Coloque um total de 11 miçangas no fio.Volte a agulha para o fio da outra extremidade passando-a desta vez por dentro das miçangas de maneira que cada conta fique entre dois fios.Deixe as miçangas por cima e alinha por baixo.Repita esse processo com miçangas brancas ate completar sete carreiras.Qdo o fio de linha terminar,arremate-o dando uma laçada(nó com se estivesse costurando) no penúltimo fio entre as duas últimas miçangas e queime com o isqueiro.Apague a chama(com todo o cuidado) com a ponta dos dedos, para que não queime além da pontinha.Para reiniciar com outro fio,queime a pontinha com isqueiro e passe-o pela última miçangas;.A partir daí,reinicie a carreira seguinte e continue normalmente o trabalho.











Siga o gráfico do desenho e componha cada carreira.Para desprender o cinto do tear,tire todos os fios paralelos de uma extremidade,depois os fios da outra. Corte os fios e acerte-os nas duas extremidades.Em uma das extremidades,intruduza a fivela,centralize na carreira o pino que gradua o cinto.Arremate costurando pelo avesso.Na outra extremidade,corte os fios rente as miçangas e faça o acabamento com o isqueiro.










DICAS E TRUQUES


  • Os fios do tear não devem ficar muito esticados para a trama não enrugar ou frouxos de mais,garantindo o bom acabamento da peça.
  • Para o tear com um numero par de fios para que o total de intervalos entre eles sejam ímpar,permitindo a composição de desenhos geométricos.
  • Se vc errar...Antes de passar a agulha para ajustar a carreira,verifique se as miçangas estão de acordo com o desenho.Caso erre uma carreira dê um pique apenas no fio,por onde passam as miçangas,retire-as e queime a sobra do fio com o isqueiro. Depois,reinicie normalmente,como se o fio tivesse acabado.

Gráfico p/ o desenho do cinto

23 Comments:

At 4:37 AM, Blogger rosangela said...

Bom dia!
Me chamo Rosângela e
Gostei muito de suas peças no tear e gostaria de aprender um pouco mais, como fazer algumas peças, será que vc me ensinaria.
Aguardo sua resposta
Rosangela (Itapira-SP
19 3863-5564

 
At 6:38 PM, Blogger Casinha de Costura said...

Adorei seu blogspot...gosto muito do tear, até sei fazer uma técnica, a de pom pom de lã...mas só mesmo. Parabéns

 
At 7:17 AM, Blogger Sbruzzi, Clarissa said...

Duda??????????
De POA????????
Guria, q tri mulher....
Eu morava em POA e tô morando em Natal agora, Rio Grande do Norte.
Tava procurando alguns links sobre tear de miçangas.
Te encontrei aí, tinham vários outros links também né...
Sobretudo, queria de elogiar pelas informações sobre o "dito" do tear, perfeito...
Você deve ser uma pessoa muito especial por disponibilizar essas informações tão simples, claras e que ensinam realmente...
Que bom que vivemos num mundo onde nos momentos mais inusitados encontramos pessoas desapegadas e encantadas não é...
Muito prazer em te conhecer....
Um abraço cheio de carinho
Claríssima

 
At 7:17 AM, Blogger Sbruzzi, Clarissa said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 3:19 PM, Blogger Maria da said...

Adorei seu blog<
estou aprendendo fazer tear e estou adorando espero contar com as novidades suas.

 
At 6:48 PM, Blogger Ancasico - king of the beads pictures said...

Achei o seu blogspot genial, gostaria de divulgar o meu também, dê uma olhada em meu trabalho e vamos trocar idéias ok?

http://ancasico.blogspot.com/

Um grande abraço

 
At 1:31 PM, Blogger Fabiane said...

Oi Duda.
Acessei o seu blog na internet e gostaria de confeccionar um cinto de miçangas. Estive na 25 de Março procurando o tear que você recomenda na receita e não encontrei. Pode me informar aonde eu compro este tear neste tamanho? Outra coisa o tear com pregos tb serve ou não?



Desde já agradeço a sua atenção.

Fabiane

 
At 11:37 AM, Blogger Elaine said...

Olá, adorei o seu trabalho, gostaria muito de aprender, qual o tear que é utlizado e onde posso encontrar?
Elaine Rodrigues (São Paulo)

 
At 2:39 PM, Blogger afc7 said...

Oi, estou começando a aprender tear, vi essa arte e gostei muito, mas eu não tenho o tear, gostaria, se pudesse, o passo-a-passo de como criar um "tear de miçangas", e acredito que com a sua ajuda, poderei criar lindos trabalhos. Agradeço desde já.

 
At 6:20 PM, Blogger Claudinha artmania said...

Oi me chamo Cláudia,adorei teus trabalhos.Parabéns sucesso.Se quizer visita meu flog www.gigafoto.com.br/claudinhabarra e minha comunidade Art mania
Bj
A propósito tu faz aquelas pulseiras em tear com o nome da pessoa?se sim pode postar um passo a passo?

 
At 5:33 PM, Blogger by soni - eu me amo said...

oi!gostaria que me envia-se o gráfico deste cinto e se for possível outros é que eu faço pulesira no tear e eu estou precisando muito de gráficos,ficarei muito grata se me ajudar,esse é meu email sonia-travasso@hotmail.com bju...

 
At 1:29 PM, Blogger eliane10 said...

ola gostaria de encontrar alguem que faça tear de miçangas...
no rio de janeiro.
doceareia@gmail.com

 
At 1:40 AM, Blogger rozangela said...

olá meu nome é rozangela e gostaria de saber como se faz um tear passo a passo , sei que é com madeira e pregos , gostaria de algumas dicas . obrigado !!!

 
At 7:34 AM, Blogger Sol said...

Oi, gostei muito de tudo... estou querendo começar a fazer tear tbm, mas n consigo achar onde vende este tear. Podde me ajudar??

Muito Obrigada,
Silvia (SP)

 
At 7:01 PM, Blogger Gabriela brigando com a balança... said...

Adorei... onde encontro os teares ? Gostaria muito de aprender, tenho adoração por miçangas... bjs !

 
At 8:50 AM, Blogger SORAIA said...

Boa tarde, me chamo Soraia, moro em lisboa e adorei suas peças, mas gostaria saber como faço para finalizar uma peça feita com fios elásticos. Agradeço desde já sua resposta.

 
At 7:10 AM, Blogger Consultora Educacional said...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.

 
At 6:03 AM, Blogger maguidafa said...

Olá, gostaria muito de aprender á fazer o tear, + queria saber se tens algum dvd ensinando, qual o valor..grata...email: maguidafa@hotmail.com

 
At 2:08 PM, Blogger soliveira said...

OLA, AMEIseu blogger, Já fui pra todo lado mas este tear não consigo,tentei fazer mas.....
somao@bol.com.br

 
At 4:58 AM, Blogger Eunice Maria said...

Bom dia! Adoro trabalhar em tear e estou a procura de um tear redondo para fazer colares, da mesma forma como se faz pulseiras, mas não estou encontrando. Você conhece algum? Aguardo sua resposta. Um abraço, Eunice Maria
efacilserfeliz.artesanais@gmail.com
efacilserfelizartesanais.blogspot.com

 
At 4:58 AM, Blogger Eunice Maria said...

Bom dia! Adoro trabalhar em tear e estou a procura de um tear redondo para fazer colares, da mesma forma como se faz pulseiras, mas não estou encontrando. Você conhece algum? Aguardo sua resposta. Um abraço, Eunice Maria
efacilserfeliz.artesanais@gmail.com
efacilserfelizartesanais.blogspot.com

 
At 5:23 AM, Blogger CAU. ARTESANATO said...

Boa tarde! Gostaria de saber se tem algum programa de computador que possa usar para fazer esses esquemas ?tenho uma pulseira e um colar que nao consigo passar para esquema.vc poderia me ajudar?muito obrigado claudia coelho. cau.coelho@gmail.com

 
At 5:24 AM, Blogger CAU. ARTESANATO said...

Boa tarde! Gostaria de saber se tem algum programa de computador que possa usar para fazer esses esquemas ?tenho uma pulseira e um colar que nao consigo passar para esquema.vc poderia me ajudar?muito obrigado claudia coelho. cau.coelho@gmail.com

 

Post a Comment

<< Home